A importância da nutrição pet

A nutrição deve ser um dos principais cuidados que se deve ter quando se tem um animal. A escolha da dieta do pet irá refletir na sua longevidade e uma vida mais saudável.

A nutrição deve suprir todos os nutrientes em quantidades e proporções ótimas, para as diversas fases da vida do animal: crescimento, manutenção, atividades física, gestação, lactação, trabalho, etc. A dieta do animal deve conter água, carboidratos, proteínas, gorduras, minerais e vitaminas.

Apesar de cães e gatos serem igualmente queridos como animais de estimação, esses divergem muito em suas exigências nutricionais, pois são espécies completamente diferentes. O cães são carnívoros oportunistas, isto é comem carne porém se adaptaram ao longo dos anos para comerem vegetais também, já os gatos são carnívoros estritos permaneceram carnívoros ao longo da sua evolução.

Nos últimos anos uma grande parte dos proprietários buscam possibilitar aos seus animais de estimação um tratamento especial dentro do ambiente de convivência e nessa busca de proporcionar o melhor para os pets, muitos tutores tem buscado informações pela internet, e acabam mudando a alimentação dos seu animais empiricamente, acreditando ser a melhor opção p eles. Mas não deve ser assim, pois uma dieta desbalanceada pode afetar muito a saúde deles, uma das alterações mais comuns em dietas desbalanceadas é a deficiência de cálcio ou excesso de fósforo na dieta, podendo levar a osteopenia, levando a fraturas ósseas, além de poder levar a hiperaparatireoidismo secundário nutricional.; a falta de proteína , pode levar a alterações na pele e pelos , além da perda de massa muscular .

Aqui vou explicar tudo sobre essa nova modalidade que está crescendo muito entre os tutores: Alimentação Natural e que vem beneficiando muito a saúde dos nossos pets.

O que é alimentação natural?

A alimentação natural é uma dieta balanceada por nutricionistas pets (zootecnistas ou veterinários ), feita com ingredientes frescos e deverá ser sempre suplementada.

Assim como para nós humanos, a dieta deve ser equilibrada, contendo todos os nutrientes necessários para a saúde deles, por isso aquele velho hábito de fornecer restos de comida aos pets, devem sim ser deixados no passado.

Quais as vantagens dessa dieta?

1-Melhora da saúde renal, mantendo a pressão do pet estável, quando o animal esta desidratado pode haver uma aumento da pressão, e essa pressão aumentada pode levar a uma lesão renal. Além disso o animal passa a beber menos água, por que ele já está “comendo” água através da comida

2- Melhora nas fezes : irão diminuir e terá uma conformação melhor, menos odor e uma captação melhor das fezes (são mais sequinhas), isso acontece por que na alimentação natural haverá maior digestibilidade dos nutrientes, aumentando assim a absorção destes, diminuindo portanto o volume fecal.

3- Mais vitalidade ao animal, fica mais ativo e dorme melhor.

4- Paladar mais atrativo: é uma dieta mais palatável: muitos animais não querem mais comer ração, introduzindo a alimentação natural eles passam a comer, por ser um alimento mais gostoso e quentinho (o que eles amam!).

5- Dieta customizável: por exemplo se o animal tem 2 patologias como cardiopata e renal, qual a ração que atende a mais de uma patologia? – não existe! Com a alimentação natural é possível fazer a dieta que atenda às necessidades desse animal.

6 – Melhora na pelagem: essa talvez seja a primeira vantagem a ser notada, em 2 semanas já se observa melhora na pelagem, pelos mais macios, brilhantes e redução na queda.

Mas como tudo tem os 2 lados aqui também tem as desvantagens:
Preço: o preço é igual ou um pouco superior a uma ração super premium
Requer tempo e organização do tutor e é necessário seguir as orientações do profissional que prescreveu a dieta, caso contrário é melhor que continue fornecendo a ração, que é um alimento completo e que o animal estará com exigências nutricionais mínimas garantidas.
É importante salientar que somente um profissional especializado em nutrição para cães e gatos, como zootecnistas ou veterinários, poderão elaborar formulações de alimentos e suplementos, além de propor manejos adequados para uma vida saudável.

Luciana Germani Populim Guedes
Zootecnista – nutricionista pet @lucianagnutripet
CRMV 1607/Z

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *