Castração: mitos e verdades

A castração é um tema muito importante, principalmente, para quem tem algum pet em casa e deseja proporcionar o melhor para ele. Apesar de ser um tema importante, as informações sobre esse assunto são pouco procuradas pela maioria das pessoas, o que pode gerar equívocos. Pensando nisso, separamos cinco mitos e verdades para você ficar bem informado. Basta continuar a leitura e conferir.

Castração reduz risco de fugas

O cio é um dos principais motivos de cães e gatos sempre escaparem e irem para rua. A castração ajuda a manter o animal mais calmo. Portanto, essa afirmação é verdadeira.

Castração é mutilação ou maus-tratos

O procedimento cirúrgico de castração é realizado por veterinários capacitados. São tomados todos os cuidados para que o animal não sinta dor, inclusive a aplicação de anestesia. Portanto, essa afirmação que gera muita desinformação é mito.

Castração reduz risco de câncer e outras doenças

A castração previne muitos problemas de saúde do seu pet, como câncer no útero, ovários, testículos, mama e próstata. Outros problemas evitados por conta do procedimento são inflamações e infecções. Logo, a afirmação é verdadeira.

Castração em fêmea só depois do primeiro cio ou primeira cria

A recomendação é de sempre castrar antes do primeiro cio, diminuindo ainda mais as chances de doenças. O correto é castrar o quanto antes. Isso vai evitar tanto doenças quanto a procriação desnecessária. Portanto, a afirmação de que a castração deve ser realizada depois do primeiro cio é mito.

Castração engorda o animal

A castração não possui esse efeito no organismo do bicho. O que pode acontecer é que, com a tendência de o pet não fugir para a rua, ele ficar mais caseiro e comer mais vezes. Por isso, a alimentação devera ser ajustada corretamente. Ou seja, é mito dizer que a cirurgia engorda.

Por fim, castrar o seu cãozinho ou o seu gatinho é um ato de amor com os pets. Essa operação cirúrgica garante melhor qualidade de vida a eles. Em Maringá, a Diretoria da Bem-Estar Animal da Prefeitura tem ações e projetos voltados aos animais de rua. Para obter mais informações ou tirar dúvidas, entre em contato pelo número (44) 3901-1885. A diretoria fica na avenida Laguna, 668.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *