O objetivo foi apresentar e capacitar os condutores a compreender e aplicar efetivamente as técnicas de treinamento adequadas e inovadoras que permitirão aos candidatos cães de polícia e cães já preparados/ pré-selecionados para a passar nas provas de detecção de narcóticos entre outros odores específicos(cadáver, papel moeda, armas, explosivos, entre outros). O seminário contou com o apoio e a participação de várias Forças Policiais do Brasil.
Quem é Marty Vielma?
Marty Vielma iniciou sua carreira como policial em 1999, trabalhou como policial e treinador da K9 por 14 anos. Era o treinador principal do Departamento de Polícia de Pharr e oficial sênior supervisionando outros 5 treinadores da K9. Em 2012 abriu seu próprio Centro de
Treinamento Profissional para Cães, a “Canines In Action Academy LLC”.
• 2003 – Condutor Certificado de Detecção de
Narcóticos K9.
• 2008 – Instrutor de cães certificado em
narcóticos e rastreamento .
• 2008 – 1º lugar e medalha de ouro no
Campeonato do Texas em Detecção de
Narcóticos K9 da Polícia
• 2010 – Instrutor em Detecção e Patrulha
certificado PSP (Polícia Estadual Alemã)
• 2012 – Juiz e Instrutor no Campeonato
Internacional da Polícia em Xalapa, Vera Cruz,
México e certificado pela The National Narcotic
Detector Dog Association (NNDDA)
• 2014 – Tornou-se um oficial certificado
pela Associação Nacional de Polícia Canina
em Narcóticos, Explosivos e Patrulha (NPCA).
@caninesinactionacademy
Marty o que você achou da História em Quadrinhos – Max e Sparks da ONG Pets Sem Fronteiras?
Eu penso que é uma ideia incrível, que passa uma mensagem maravilhosa.
Eu sou muito grato de poder conhecer esse projeto e apoio totalmente, porque acredito de que será de grande impacto para os jovens e todos aqueles que lerem, e o mais importante é poder educar todas as pessoas a respeito dos cachorros.
E sobre o personagem Max, você se vê parecido com ele?
Sim, eu me acho muito parecido, porque tem relação ao trabalho que eu realizo, eu me vejo muito neste policial e acredito que este personagem é motivador para todos os policiais que trabalham com cachorros.
Como você se sente em ser um herói?
Como eu me sinto em ser um herói? Bom eu acredito que todos podemos ser heróis, e podemos mudar a vida das pessoas para melhor. Acho que temos que ser gratos pelo o que temos e poder ajudar aqueles que precisam.
Acho que no nosso trabalho passamos a ser vistos como heróis porque fazemos as coisas com o nosso coração, e por isso temos esse reconhecimento.
Eu recomendo que todas as pessoas tenham ações movidas pelo coração, seja com os necessitados ou até mesmo com os animais (cachorros) que estão por aí nas ruas, eles realmente precisam da nossa ajuda, do nosso suporte.
Na força da polícia, vocês trabalham com cachorros resgatados?
De volta aos Estados Unidos, eu tenho cachorros resgatados de abrigos, não só para força policial, mas também para pessoas com necessidades especiais.
Existem muitos cachorros bons em abrigos, e eu acredito que em várias áreas de trabalho as pessoas podiam trazê-los para trabalharem em conjunto mais do que já trazemos hoje. São animais maravilhosos que estando em abrigos, que a gente pudesse viabilizar mais lares que estejam dispostos a adotá-los, são cachorros excelentes, que não precisam ser puros ou de raça.
Eu vejo cachorros sem raça definida se tornarem grandes policiais, grandes companheiros para pessoas com necessidades especiais, basicamente eles salvam vidas, ajudam pessoas com necessidades especiais, a fazerem atividades que sem os cachorros elas não estariam aptas a fazer e com isso os cachorros são retirados de situação de rua ou de serem abandonados em abrigos. E espero que mais pessoas possam ir até os abrigos e adotá-los.
@martyvielma
A Guarda Civil Municipal de Maringá busca realizar trabalhos a altura das expectativas dos maringaenses. Uma das ferramentas mais recentes é a implantação do canil em parceria com o Denarc da Polícia Civil, com o início das atividades previstas para o mês de outubro.
Os cães participarão de diversas operações de detecção de drogas com os agentes. Neste projeto, está previsto o Show Dog, que são apresentações e ações educativas para as crianças das escolas do Município.
Os agentes GCM Jackson, GCM Farias, GCM Almeida, GCM Calegari e GCM Elisangela, participaram do ‘Seminário Internacional de Seleção e Treinamento de Cães de Detecção’, pela importância do intercâmbio de conhecimentos e técnicas de trabalho com cães.
O grupo do canil juntamente com Andre Sanseverino, presidente da ONG Pets Sem Fronteiras prepararam um projeto com Show Dog para apresentações nas escolas de Maringá, em parceria com a patrulha escolar da Guarda. Essas apresentações recreativas de demonstrações das habilidades dos cães com os alunos, são necessárias para difundir a importância da causa animal. Os trabalhos serão cada dia mais aprimorados para fortalecer ainda mais a segurança da cidade.