SETEMBRO AMARELO – Como os pets podem ajudar?

O mês de setembro é  símbolo da luta e prevenção do suicídio, através da campanha Setembro Amarelo.
Os motivos são os mais diversos, e muitos casos acontecem impulsivamente em momentos de crise, quando as pessoas têm surtos diante de estresses, problemas financeiros, separações, dores ou doenças.

Cuidar, prevenir e agir para o equilíbrio da saúde mental, evitando emoções negativas como ansiedade ou descontrole e doenças como depressão podem ser o caminho para cura e prevenção do suicídio e os animais domésticos podem desempenhar papéis muito importantes nisso.

MAS, AFINAL, COMO OS PETS PODEM AJUDAR? 

Os animais de estimação são importantes estímulos para as pessoas. Cuidar de um outro ser vivo faz com que as pessoas se sintam estimuladas a interagir. Além disso, especialistas apontam que o convívio com animais reduz pensamentos negativos.

Durante o dia a dia, de uma forma ou de outra, animais dão um pouco de trabalho e precisam de atenção. A rotina de trocar potes de comida, limpar sujeiras e, claro, brincar com os animais, nem que seja um pouco, também proporciona pequenos estímulos e exercícios para a mente e o corpo.

Quando, por exemplo, uma pessoa que está dentro de um quadro ansioso ou depressivo tira um tempinho do dia para brincar com seu cão, ela vai fazer exercícios e prover estímulos químicos que liberam substâncias como a endorfina, que é conhecida como o hormônio do bem-estar.

É SÓ TER UM PET, ENTÃO? 

A resposta a essa pergunta é muito importante! Pesquisas recentes indicam que ter um pet ajuda no tratamento. Mas ainda é muito importante garantir acompanhamento médico especializado. Cuidar da saúde mental é fundamental para garantir bem-estar no dia a dia.

E, claro, se você chegou até aqui e decidiu que quer ter um animal de estimação em casa, lembre-se: é preciso ter muita consciência na hora de levar um pet pra casa. Animais precisam de atenção e cuidados, pois também precisam estar bem para garantir bem-estar para as pessoas da casa e para se sentirem confortáveis e amados!

Por fim, não deixe de refletir sobre o suicidio  e seus impactos na sociedade.

 Esse assunto é importante todos os dias do ano mas, como em setembro ele fica mais evidente com as ações do setembro amarelo, aproveite para se permitir um autocuidado e também cuidar daqueles que você ama.
Afinal, um abraço apertado e sincero nunca é demais, seja ele em si mesmo, no próximo ou no seu melhor amigo pet. Vanessa Sanseverino 
CRP 08/17490

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *