Vira-Latas (SRD)

Paixão Nacional

O vira-lata, também conhecido como SRD (Sem Raça Definida) é o cachorro mais popular e querido do Brasil. Nos vira-latas a reprodução não é guiada pelos homens. São cães com muitas raízes e nenhum padrão definido: é uma mistura genética, que faz com que eles tenham uma gama variada de tamanhos, cores e habilidades. Cães sem raça definida estão em grande parte dos lares brasileiros e seus tutores costumam dizer que são incrivelmente especiais. Afinal, não existem dois iguais no mundo!

 O temperamento dos vira-latas é bastante diversificado e é fundamental cuidar da saúde deles levando em consideração as características específicas de cada um. Costumam ser bastante espertos, carinhosos, versáteis e fiéis. Os primeiros meses de vida de um filhote são fundamentais para o modo como vão encarar a vida.

Alguns vira-latas são adotados depois de terem passado por situações adversas ou abandono, por isso podem precisar de atenção e cuidados especiais, especialmente na adaptação à nova família. No começo podem ser mais desconfiados ou inseguros, por um eventual histórico de maus tratos sofridos antes da adoção. Podem também ter alguns traumas e medos.

Com paciência, amor e muito carinho logo eles percebem que não têm mais nada a temer, tornam-se apaixonados e amigos inseparáveis de seus tutores. Alguns dizem que os vira-latas são mais resistentes do que os animais com raça definida, que podem ser mais susceptíveis a certas doenças. Esqueça isso! O fato do seu melhor amigo não ter raça definida não deve, em absoluto, reduzir o nível de cuidado que você tem com ele. Leve seu cachorro ao médico-veterinário para realizar os exames de rotina, mesmo que não apresente sintomas de doenças.

Cuidados como vacinação, vermifugação, banhos periódicos, escovação dos dentes, passeios e exercícios regulares, tosas higiênicas, corte de unhas, entre outros são fundamentais para cuidar do seu cãozinho de estimação, não importa que raça ele tenha – ou deixe de ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *